Quantcast
Viewing latest article 2
Browse Latest Browse All 5

Ano de eleição: quem está na frente, aqui ou lá?

Semana passada, encontrei um gráfico de uma pesquisa feita em conjunto pelo IBGE e a Abap que mostra a composição da receita de uma agência de publicidade. Ele era mais ou menos assim:

Image may be NSFW.
Clik here to view.
windowslivewriteranodeeleioquemestnafrenteaquioul 7a7agrafico thumb Ano de eleição: quem está na frente, aqui ou lá?

Os valores aqui estão inteiros, mas podemos ver que a propaganda política representa uma parcela mínima na composição da renda de agências.

Recentemente foram implantadas as novas regras para campanhas políticas, que impuseram uma série de restrições à propaganda eleitoral brasileira. Dentre as novas exigências, estão: a proibição de showmícios, propagandas pagas em televisão, rádio, outdoor e a distribuição de brindes desde que não contenham nome ou número dos candidatos. Por outro lado, estão liberadas as peças impressas, pinturas e por via sonora, desde respeitem algumas regras com relação ao tamanho destas.

Vários setores foram afetados por conta da nova lei, uns mais outros menos, mas todos acabaram sentindo de maneira negativa às novas normas. O que me chamou mesmo a atenção foi a proibição da propaganda na internet, que ficou restrita apenas ao site dos candidatos. Dando uma olhadinha rápida para nossos vizinhos do norte, vemos a eleição mais badalada desde 1988, além de um fato interessante: o candidato democrata Barack Obama arrecadou mais dinheiro via internet do que sua equipe especializada na captação de recursos.

Pessoalmente, acho prejudiciais essas proibições e penso que os períodos eleitorais deveriam ser mais bem explorados, visto que há algum tempo a publicidade vem pregando a liberdade e a interatividade, pontos difíceis de se executar em um meio cerceado por leis, afinal, consumidores e eleitores são as mesmas pessoas.

Deixo agora algumas perguntas aos leitores, pois além de escrever, aprecio muito as opiniões aqui escritas, favoráveis ou não aos meus artigos: qual sua posição frente a essa nova lei? O Brasil deveria explorar mais esses períodos ou o modelo eleitoral americano é que favorece uma maior exposição?

Ano de eleição: quem está na frente, aqui ou lá? publicado originalmente na CASA DO GALO - O animal da publicidade.


Viewing latest article 2
Browse Latest Browse All 5